quinta-feira, 11 de julho de 2013

O LIVRO DAS SOMBRAS

O livro das sombras


 Grimório é um diário mágico onde bruxas ou bruxos escrevem práticas pessoais, conhecimentos, receitas, feitiços, sonhos e etc.
Primeiro vamos ao significado literal da palavra, grimório é uma derivação de uma palavra francesa antiga que queria dizer gramática. Algum tempo depois surgiu também a denominação Book of shadows (Livro das sombras), sombras que não devem ser remetidas a trevas ou algo parecido, é apenas um jeito de dizer que ele contém segredos ocultos.
  Eu acredito que todo iniciante na arte da wicca deva fazer seu grimório, seja pra ir escrevendo coisas que está aprendendo, significados, rituais e etc. Assim fica mais fácil de sintetizar o conhecimento. Muitas pessoas são cheias de segredos quanto aos grimórios (um bruxo tem vários durante a vida, 
alguns dizem que só se pode ter um depois de iniciado, outros dizem que tem de ser um livro em branco ou em folha de pergaminho e etc.
 Você pode ter um grimório a partir do momento que você começa a estudar a wicca e ele pode ser desde um livro personalizado, até uma simples agenda.
  Como esse vai ser o primeiro Grimório de vcs eu sugiro que não se importem muito com a aparência ou tipo de livro ou caderno, mas se quiser personalizar tudo bem. Na primeira página vocês podem fazer uma espécie de folha de rosto com o nome grimório, um simbolo wiccano de sua preferencia, na próxima página vc pode colocar um poema, oração o invocação aos deuses e aí então, começar a dividir seu Grimório de aprendiz por capítulos  Ex: história do xamanismo e da wicca, princípios da wicca, leis wiccanas, festivais e etc. Mas isso é uma coisa bem pessoal e vai da forma do aprendizado de cada pessoa,literalmente uma forma de anotar as mutações que temos e vivemos a cada segundo na magica da vida.Respeitando os elementos e suas disciplina imposta a cada ser de diferentes maneiras para que possamos aprender de uma maneira mais adequada  ao avanço de conhecimento de todos os seres visíveis e invisíveis que ocupam esse espaço no universo. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário