domingo, 4 de agosto de 2013

JOGO DE BUZIOS






jogo de búzios será apresentado através de um minucioso estudo sobre a origem da Religião do Candomblé de Ketu(Ixéxe Ibilé) e do Merindilogun "jogo de búzios", onde podemos afirmar que a Religião Ixexe Ibile (Candomblé) iniciou-se através de um guerreiro de etnia branca chamado de Odùduwà.
Que por confrontos bélicos foge de Meca, passa pelo Egito, atravessa o deserto do Saara, passa pelo Sudão e chega à Nigéria e estabelece em Ilê Ifé, berço da religião. 





A partir de então com a vinda dos escravos para o Brasil fixa o culto aos orixás conhecidos como Candomblé. 
Odudua ou Oduduwa era o Pai de uma divindade muito cultuado no Brasil o orixá Ògún divindade da mitologia yoruba e visto como senhor dos metais. 
O próprio Ogum forjava suas ferramentas, tanto para a caça e a guerra. Na África seu culto é restrito aos homens, e existiam templos em Ondo, Ekiti e Oyo.
Era o filho mais velho de Oduduwa, considerado o primeiro dos orixás a descer do Orun (o céu), para o Aiye (a Terra), após a criação, um dos semideuses visando uma futura vida humana. Em comemoração a tal acontecimento, um de seus vários nomes é Osin Imole, que significa o "primeiro orixá a vir para a Terra".
Ogum foi provavelmente a primeira divindade cultuada pelos povos yorubá da África Ocidental. Acredita-se que ele tenha wo ile sun, "afundar na terra e não morrer", em um lugar chamado 'Ire-Ekiti'.

Qualquer pessoa que deseja afastar a pobreza ou abrir seus caminhos deve clamar a Ogun, pois este orixá gosta da simplicidade, porém repudia a miséria “não devemos pedir riqueza e sim pedir para afastar a pobreza, conseqüentemente teremos um caminho melhor”

Nenhum comentário:

Postar um comentário